segunda-feira, 18 de junho de 2012

TOURADAS,PÊRA-DA-ANGUSTIA E TOURO-DE-BRONZE

 É um escaravelho sem uma pata e com um corno partido,se calhar obrigaram-no a alguma tourada.

Na Roma antiga entretinha-se o povoléu com  enormes bestialidades de tortura,morte e sangue,muito sangue.
Os valentes cobardes bárbaros actuais,vestidos,ridícula e apalhaçadamente,como criados de luis XV,divertem-se da mesma forma.
Referindo-se às touradas diz Leonel Moura:
"Só na aparência se trata de um tema polémico. Na verdade, não há nenhuma polémica, nem nada digno de debate. O assunto é claro e evidente para toda a gente. Trata-se de um ritual retrógrado que não faz qualquer sentido, nem tem nenhuma justificação, na sociedade contemporânea. Recorde-se que já D. Maria II, em meados do século XIX, decretou a sua proibição por considerar "que as corridas de touros são um divertimento bárbaro impróprio de Nações civilizadas". Pelo menos há dois séculos que as touradas são um sinal de atraso e incivilização.".


O que escreve MANUEL ANTÓNIO PINA:


"A chamada Casa do Pessoal da RTP tem-se notabilizado pela sua particular vocação para espectáculos sangrentos que a própria estação, seguindo o seu não menos particular entendimento de serviço público, abundantemente promove, oferecendo com regularidade aos queridos telespectadores a "exquise" oportunidade de se divertirem como zulus assistindo à humilhação e sofrimento de animais a cargo de profissionais do género.
Há quem chame "arte" a isso, como há quem chame "arte" a tudo e a um par de botas, incluindo a caluniada arte da morte. Mas só gente totalmente insensível vê beleza no binómio de Newton e na Vénus de Milo e não experimenta a mínima emoção estética vendo um touro agonizar babando-se em sangue ou o cadáver de um javali gloriosamente perseguido (como sucederá na "montaria" que a Casa do Pessoal da RTP organiza no próximo fim-de-semana) por 325 heróicos e "artísticos" caçadores mais 25 matilhas de cães. Daí que a Casa do Pessoal da RTP e a RTP se empenhem na "educação para a arte" dos 74% de portugueses que não gostam de touradas (nem, se calhar, de cadáveres de animais baleados)."
E ainda:
"Só nos faltava esta: uma ministra da Cultura para quem divertir-se com o sofrimento e morte de animais é... cultura. Anote-se o seu nome, porque ele ficará nos anais das costas largas que a "cultura" tinha no século XXI em Portugal: Gabriela Canavilhas. É esse o nome que assina o ominoso despacho publicado ontem no DR criando uma "Secção de Tauromaquia" no Conselho Nacional de Cultura. Ninguém se espante se, a seguir, vier uma "Secção de Lutas de Cães" ou mesmo, quem sabe?, uma de "Mutilação Genital Feminina", outras respeitáveis tradições culturais que, como a tauromaquia, há que "dignificar".
O património arquitectónico cai aos bocados? A ministra foi ali ao lado "dignificar" as touradas. O património arqueológico degrada-se? Chove nos museus, não há pessoal, visitantes ainda menos? O teatro, o cinema, a dança, morrem à míngua? Os jovens não lêem? As artes estiolam? A ministra foi aos touros e grita "olés" e pede orelhas e sangue no Campo Pequeno. Diz-se que Canavilhas toca piano. Provavelmente também fala Francês. E houve quem tenha julgado que isso basta para se ser ministro da Cultura...".

Para os acérrimos defensores da barbárie,tortura,morte e sangue,enchendo a boca com a TRADIÇÃO,porque não a PÊRA-DA-ANGÚSTIA,esta benta,tem utilização anal,oral e vaginal. 


 Ou o TOURO-DE-BRONZE,este ainda com maior tradição,teria sido inventado na Grécia aí pelo século VI AC..
O inventor teve o requinte de abrir furos no focinho do animal para que os gritos do torturado parecessem urros de um touro em fúria.

                                               *                                                                 *

Promova-se a tourada

O concelho a definhar
fábricas a fechar
a produção a extinguir-se
a fome a chegar
a agricultura desprezada
e ninguém faz nada?

promova-se a tourada.

O IPG a agonizar
gente jovem desempregada
e ninguém faz nada?

promova-se a tourada.

A saúde a acabar
gente a morrer
a miséria a chegar
serviços a desaparecer
a maternidade fechada
e ninguém faz nada?

promova-se a tourada.

SCUT a pagar
a Guarda isolada
tudo a subir
a malta roubada
e ninguém faz nada?

promova-se a tourada.

Comércio a desaparecer
gente desgraçada
e ninguém faz nada?

promova-se a tourada.

Obras por acabar
a cidade esburacada
e ninguém faz nada?

promova-se a tourada.

O TMG em risco
a cultura abandonada
pimbalhada promovida
criação desapoiada
informação distorcida
iniciativa mal tratada
e ninguém faz nada?

promova-se a tourada.

Porque é que não se toureiam uns aos outros e deixam os animais em paz?

mário

3 comentários:

  1. Arre, que isto hoje por aqui está um susto! Aquela pêra-da-angústia é arrepiante, como é o touro e todos os objectos que o homem, carrasco do homem, inventa para exercer o poder sobre o seu semelhante...

    ResponderEliminar
  2. Um escaravelho esmoucado.
    O Mário descobre cada uma!
    Sabe-se lá como será a companheira do bicho.
    Abraço

    ResponderEliminar