quarta-feira, 12 de outubro de 2011

"OSYRIS ALBA" , DOURO E SARDINHA

A "Osyris alba",vulgarmente conhecida como Cássia-branca,Retama-louca ou Sândalo-branco,tem um enorme valor na conservação dos solos evitando a erosão.
Além do mais é muito bela,agora está deslumbrante com as suas vagas encarnadas.
Uma amiga,no intervalo da praparação das aulas para manter a sanidade mental,faz umas cestinhas delicadamente belas com esta planta.

O Tralhão,também conhecido por Taralhão,Papa-moscas,Papa-mascas-preto,etc.,agora já bem gordinho,como o retrato indica,está pronto para a sua viagem migratória.Parte sempre por estes dias,a não ser que este calor também o perturbe,vamos estar atentos.




Para quê mais palavras,a inscrição diz tudo:


"ESTOU AQUI CONTIGO PORQUE TU ESTÁS AQUI POR MIM.".

Foi roubada do blog O TEMPO DAS CEREJAS,apareceu nas manifestações de NY.

Ontem foi o dia de vindimar meia dúzia de cachos "bravos",ou morangueiros,ou percevejo-da-Rapa.Para o jantar,como sempre sardinhas,desde há muitos anos,para não esquecer:

Discutia-se,naquela coisa a que chamavam assembleia nacional,a subida da jorna no Douro,para 20$oo (10 cêntimos),não esquecer que trabalhavam de Sol a Sol e,à noite,ainda iam esmagar,a pé,as uvas.Um ...,um....,pois isso mesmo,um daqueles que faziam de deputados,acho que dali da região de Mesão Frio,teve esta tirada famosa,ao que se soube eu nunca lá estive:
"Ao homem do Douro basta meia sardinha e uma camisa lavada ao Domingo.".
As sardinhas eram de barrica,onde vinham cobertas de sal,ao fim de uns dias de andarem aos tombos,ao Sol,por aquelas encostas e com aquele calor,diziam-me,já cheiravam mal.

Esses filhos da .... mãe que por aí andam a continuar a roubar-nos,podem não ter pai mas antepassados e história têm.

mário

2 comentários:

  1. Certo Mário. Ouvi falar muito dessas sardinhas que se diziam intragáveis e lá por Pedome se apelidavam de "sairrentas". Completamente intragáveis.

    ResponderEliminar
  2. Sim, isso foi no tempo do OUTRO fascismo. Para lá caminhamos se não fizermos frente a estes manholas.

    ResponderEliminar