domingo, 17 de julho de 2011

CARDETE,ESPORA,MOSCAS E ORA PORRA

Este Cardete,julgo ser "Eryngium tenue",tem uma cor sedutora.Está explêndido nesta época.

As Esporas-bravas,"Delphinium",aparecem ligadas às brincadeiras de infância.Serviam para fazer colares e pulseiras,encaixando-as umas nas outras.Eram oferecidas a quem fazia palpitar o coração.



Esta espécie de moscas tem uma fase de corte,às vezes prolongada,para conhecerem,e escolherem,bem o pareceiro.

Vistas só assim fazem-me lembrar o governo de suas magestades,querem lá saber quem estão a lixar,desde que não sejam os deles.

** **

ORA PORRA.

Era a marca,dada pelo povo,a um carro,há mais de quarenta anos.Tinha o óculo trazeiro inclinado ao contrário dos outros.Pela frente parecia engraçadinho mas,quando se ia ver pela trazeira,vinha logo a expressão "ora porra".

Foi o que me apeteceu dizer ao anúncio da tal medida da gravata.


Pois era.


Vão tirar a gravata vestir fato-macaco e aí vêm para o campo ajudar nos trabalhos agrícolas.Aprendem alguma coisa,ficam mais cientes da realidade,são úteis.

Só tenho uma pequena horta para uso próprio,não estava a contar com nenhuma ministra,ou secretário,esses lá para os latifundios,mas um chefezito,mesmo barrigudo e sem calos,dava geito.


Mas não,querias?,continuam lá pela MAMA,digo pelo mamaot,sei lá,mama todo o povo entende,para alguns claro,agora lá o ot,não percebo o que será,organização do trabalho,está quieto.


Ali o vizinho "Manel",aqui os vizinhos são quase todos "Maneis", disse logo que os não queria cá:-"Não sabem fazer nada,não estão habituados a trabalhar,vinham estragar tudo".Lá terá razão.Se estragavam na horta não vão fazer melhor ao país.

ORA PORRA.


mário






1 comentário:

  1. O tempo está de chuva. Até o verão se demitiu das suas funções. Ora porra.

    ResponderEliminar