segunda-feira, 1 de março de 2010

CHOPIN E AS "MORUGENS"

Estas são as deliciosas "Morugens de água",Montia fontana. Aparecem no fim do Inverno,em águas pouco profundas.Dão uma salada divinal,delicada como elas próprias.São finas como linhas.
Um paladar indiscritível.
Devemos ter cuidado,como com tudo,onde são colhidas,por duas razões principais:
1-Onde as águas ficam estagnadas todo o ano e,mesmo nesta altura,correm pouco,poços,por exemplo,podem criar caracóis pulmonados,cujos ovos,uma vez ingeridos podem trazer problemas alojando-se no fígado;
2-Partilham o habitat com o "Embude",uma espécie de Cicúta,muito rica em cicutoxina.Foi esta substância que matou Sócrates,não,o outro.
A raiz do embude era (ainda é?) usada,depois de amassada,para lançar na água e apanhar os peixes que iam ficando entorpecidos pelo veneno.Claro que é uma prática proibida mas,como a lei neste país parece de cumprimento facultativo,pelo menos para alguns,sabe-se lá.
O Embude é esta planta aqui em baixo.
Na foto de cima aparece,em baixo à esquerda,uma folha,parecida com a salsa,é,também,Embude.

O risco de apanhar esta planta misturada com as morugens é reduzido pois,ao cortá-la,tem um cheiro fétido a denunciar a presença.

É o aniversário do nascimento de Frédéric Chopin.A sua música é tão delicada quanto a salada de morugens.Costumo acompanhar,esta,com um nocturno.Aqui fica.Espero deliciá-los.
mário

Sem comentários:

Enviar um comentário