sábado, 5 de setembro de 2009

HUMILDES E TARALHÕES

Tralhão,taralhão,tralharão,são alguns dos nomes vulgares de ,Muscicapa striata, fotografado dia 21-08.Aguardávamos pela oportunidade de poder fotografá-lo bem mais próximo.Não foi possível.Na área da fundação,ano passado,chegamos a contar 7.Este ano só vimos 1.Chegam pontualmente em meados de Agosto.Por aqui engordam até final de Setembro.Foi uma das pequenas aves mais apanhada em armadilhas.Todas as pessoas do campo tinham o hábito de comer estes passarinhos.Era a rota de migração.Passavam em grande quantidade.
Hoje,finalmente e ainda bem,não é permitida tal prática.Vou contar uma história ,ao que me dizem,passada ali mais para o baixo Mondego.
Um ancião,com os seus mais de 80 anos,humilde,sempre a labutar no campo e,se calhar,desconhecedor da lei,foi encontrado com 2 tralhões.Apanhara-os na courela dele.Levava-os para a ceia,talvez o único conduto que comeria em vários dias.Foi detido.Era um sábado.Aguardou nos calabouços,até segunda-feira,para ser presente ao meritíssimo.No tribunal corriam-lhe as lágrimas,nunca ali tinha entrado.Nunca tinha sido preso.
Claro que não devemos perseguir e matar os animais selvagens.Mas como é fácil castigar desmesuradamente os mais humildes.
E aqueles que por aí andam a perseguir e matar os animais por prazer e diversão?
Pisando,destruindo e até roubando o que os camponeses lá têm.Poluindo com chumbo,mercúrio e outras porcarias.
Esses não são os humildes.Defenda,pelo menos,a Rede Natura 2000 aqui.http://www.peticao.com.pt/actividade-cinegetica .
mário
Ps-Nacional-socialismo?Não,obrigado .
Neo-nazismo?Também não,obrigado.
Os filhos disfarçados?Também não,obrigado.

Sem comentários:

Enviar um comentário